domingo, agosto 27, 2006

Tasquinhas de Verão / 26ª Edição do Festival de Folclore

Em Marinhais, freguesia de Salvaterra de Magos, realizou-se este ano mais uma edição das Tasquinhas de Verão, em simultâneo com o 26º Festival de Folclore.

Estas iniciativas, realizadas de 24 a 27 de Agosto, têm a presença e apoio de Associações e Colectividades da Freguesia, disponibilizando vários pratos típicos da cozinha ribatejana, com doçaria própria a acompanhar.

Além da componente gastronómica, conta com actividades musicais, com os cantares populares, folclore e uma demonstração equestre. No festival de folclore, e para quem aprecia, foi possível disfrutar de uma série de bons espectáculos protagonizados por alguns dos mais conhecidos ranchos folclóricos da zona.

Não são um substituto para umas festas populares, mas visto que este ano não se realizaram as tradicionais Festas Populares de Marinhais, estes eventos estiveram lá perto :)

Para o ano haverá mais, se tudo correr bem :D

terça-feira, agosto 22, 2006

Lezíria Ribatejana... pelas margens do Tejo...

Em pleno Ribatejo, nas margens do Tejo podemos encontrar uns belos locais de lazer. Para quem gosta de pesca, podemos começar, na zona de Porto de Muge, onde podemos encontrar uma ponte com alguma história, com o nome de Ponte Dona Amélia.

Desta ponte, e especialmente aos fins de semana, podemos encontrar muitos pescadores a tentar a sua sorte.

Não sou grande fã de pesca nem sei pescar. Enfim.. não se pode gostar de tudo ;)
Vou focar a parte que mais gosto, que são as praias fluviais:

  • Praia Fluvial de Valada

É um local bastante calmo, com um extenso casario pombalino - as casas são bastante giras, para quem aprecia. Existe também aqui um belo restaurante onde se pode desfrutar de manjares como enguias fritas e entrecosto. Ou não fosse isto Ribatejo :D

Para além da zona de praia fluvial, existe uma marina e ainda um parque de merendas, com bastantes sombras, mesas e espaços para fazer churrascos. Um belo local para se passar a tarde, mesmo para quem não gosta de ir a banhos :P

  • Praia Fluvial da Palhota
Um pouco mais pequena, e não tão frequentada, esta praia fluvial tem contudo bastante mais embarcações típicas da zona.

Num passeio pelo campo, é um dos locais que se pode visitar. Também bastante frequentado pelos amantes da pesca.

  • Praia Fluvial de Casa Branca
Já mais afastada, temos a praia fluvial de Casa Branca. Esta praia fluvial possui um areal mais extenso, onde se pode perfeitamente espetar um chapéu-de-sol :)

Para quem tem crianças, existe um parque infantil apetrechado com escorregas, baloiços, etc...

Apesar de a qualidade da àgua não me convencer a ir a banhos neste rio, a praia fluvial é bastante frequentada, especialmente por brasileiros, ucranianos, moldavos,...

segunda-feira, agosto 21, 2006

Festas de Glória do Ribatejo, Salvaterra de Magos

Umas (também) excelentes festas do concelho de Salvaterra de Magos.
É uma das vilas mais típicas de região, com uns costumes bastante próprios. Expressões como "ói" ou "taj a ver?" são inconfundíveis :)

Boa música, convívio e fogo de artifício preso e no ar durante todos os dias das festas. Para quem quiser investir, existem até umas belas rifas que habilitam o jogador a um magnifíco prémio (o 1º prémio geralmente até é um carrito) :D

Este ano, as festas tiveram a presença dos magnificos Quinta do Bill e do Luís Represas, entre outros. Sempre em grande (a sangria é boazita, os petiscos idem).

domingo, agosto 20, 2006

Festas de Coruche

Um dos melhores pontos destas festas é sem dúvida o fogo de artificio à beira-rio. Existe também um programa de artistas bastante bom e este ano foram os GNR que tiveram a honra de lá ir tocar :D

Quanto à parte das vacadas... nada a dizer: este ano houve mais uma novidade, pois além da tradiciona vacada houve largada de toiros à corda - segundo a tradição açoreana... ao que parece.

Festas do Escaroupim, Salvaterra de Magos

Esta aldeia piscatória bastante típica, tem umas das festas mais castiças da zona: vacada dentro de àgua, fogo de artifício dentro do rio e um programa variado de ranchos folclóricos e de artistas populares.

A paisagem é espectacular. Vale bem a pena visitar, nem que seja pelos petiscos típicos das festas populares ;)

terça-feira, agosto 15, 2006

Patinhos a nadar, com o rabinho a dar, a dar...

Uauu.. que foto fantástica! :D

Ok, acho que os patinhos não iam com o rabinho a dar, a dar... mas lá que iam a nadar, iam.

De qualquer forma, tenho a certeza que são patos. Sim, isso são, de certeza. :)

Pargas e pargas de gaivotas

Antes de mais um esclarecimento. Para quem não provém de um meio rural, é bastante provável que não conheça o termo "parga".
Aqui fica a definição:
Parga:
s. f.
,
- pilha;
- monte de palha de trigo, disposto de forma que o grão fique resguardado da chuva.

Segundo parece, no dia em que consegui esta foto, havia tempestade no mar: era ver dezenas e dezenas de gaivotas em terra... mas giro mesmo é correr pelo meio delas e vê-las a voar!! :D

Uma gaivota

Bem, esta não deve ser certamente "a" melhor foto de uma gaivota gaivota alguma vez tirada.

Destaca-se contudo por um pormenor: FUI EU QUE FOTOGRAFEI!! Eheheh

Não foi nada fácil, tendo em conta que o animal tem uma bestial tendência para fugir. Mas consegui! ;)

quinta-feira, agosto 03, 2006

Lagoa de Albufeira, Sesimbra

Mesmo ao lado da Aldeia do Meco, este local é extraordinário.
Temos duas partes distintas: uma de mar, em que é possível nadar, praticar surf, etc..; outra parte, a lagoa, que enche e vaza conforme a maré, nunca atingindo um nível de àgua muito elevado.

Esta lagoa é ideal para trazer os miúdos: nao consegui ter àgua acima do joelho, o que é um cadito chato para quem gosta de nadar e dar uns mergulhos.... mas os putos parece que gostam :) Sendo àgua mais parada, acaba sempre por ficar mais quente, o que é bastante bom.

Além disso, existe ainda um espaçozinho dedicado aos desportos náuticos: windsurf, gaivotas, barcos a remos.

Quanto ao areal, é simplesmente enooormeeee... dá para se fazer uns bons Km de corrida sem chatear ninguém.

Nota: a vista representada na foto foi conseguida de cima de uma duna, sendo que o que se avista ao fundo é a estrada de acesso, onde ficam estacionados os carros.

quarta-feira, agosto 02, 2006

Nuvens em Agosto

Não é para me gabar, mas não gosto muito de ver nuvens em Agosto... especialmente estando eu de férias :)

Estas, por acaso até nao chatearam muito e além disso deram um efeito giro ao céu. Aqui fica então... para regozijo dos (imensos) seguidores da minha (extraordinária) obra fotográfica.

terça-feira, agosto 01, 2006

Barragem de Magos, Salvaterra de Magos

Situada mesmo à saída da A23, nó de Salvaterra de Magos, esta barragem tem começado agora a ser melhor aproveitada na vertente do lazer.

As àguas são interditas a banhos, o que é uma pena. Mas continua a ser um local explêndido para a pesca, comer uns petiscos (há caracóis :D ), fazer piqueniques, etc.

Existem também gaivotas para alugar e uma torre para prática de desportos mais radicais como o rappel e slide.

Só faltava mesmo a qualidade da àgua permitir dar uns mergulhos... enfin... quiça un jour (suspiro).
;)

Constância, Vila Poema

Um destes dias passei por Constância para ir tirar umas fotos com o meu amigo Camões - tem aqui uma estátua, ao que parece em sua honra - e aproveitei para também tirar estas fotos da vila.

Vista para a ponte que atravessa o rio Tejo em Constância. Neste ponto, dá-se a junção dos rios Zêzere e Tejo.

A ponte hoje em dia já é transitável, mas dado que é até do mesmo estilo arquitectónico da ponte que caiu em Entre-Os-Rios, teve de ser sujeita a obras de reforço da estrutura.

Uma típica vila Ribatejana, com umas típicas festas populares. Para quem gosta de festas populares, estas são um must (boa disposição, boa comida, boa bebida e muita animação).

As festas tradicionais de Constância decorrem no fim de semana da Páscoa e, ao estilo das festas de Campo Grande, são enfeitadas as ruas com flores de papel.

Pessoalmente, adoro as migas com entrecosto que aqui fazem. É que são meeeesmo boas. :D

Sesimbra

Vista geral da praia de Sesimbra.
(já cá faltava esta)

Ao fundo, pode-se avistar o farol e a marina, onde por acaso até alugam gaivotas para a malta se divertir a pedalar :)