sábado, agosto 30, 2008

Beldroegas

Finalmente um post acerca dessas ervas tão sobejamente conhecidas: as Beldroegas - também vulgarmente designadas por "baldroegas" :)

Além do uso alimentar (as folhas são cozidas e consumidas como legumes) também se conhecem aplicações medicinais já há muitos séculos (os talos e as folhas machucados, aplicados sobre queimaduras e picadas de insectos, aliviam a dor e/ou o prurido e facilitam a cicatrização).


Desconhecia tudo isto, apesar de ter centenas de beldroegas no quintal. Para mim eram apenas mais umas ervas daninhas a eliminar do quintal. Após ter experimentado comer uma simples sopa, mudei de opinião - fica qualquer coisa do género da sopa de espinafres. Aqui fica uma receita simples, para experimentarem:

Sopa de Feijão Catarino com Beldroegas

Material para trabalhar:
  • 500g de Feijão Catarino seco ou de debulhar.
  • 1 troço de Linguiça gorda alentejana.
  • Azeite
  • Sal
  • 1 molho de Beldroegas
Preparação:

Coza o feijão em água com o pedaço de linguíça, em panela normal, depois de convenientemente demolhado em água fria durante pelo menos 12 horas (se usou feijão de debulhar, claro que esta operação não é necessária).
Quando bem cozido, passe-o em passe-vite. Se não tem passe-vite e tiver de usar varinha, terá de passar o caldo com o puré por um passador de rede para retirar os restos das películas.
Tempere com sal, passe um fio de azeite virgem, parta a linguiça em rodelas, leve ao lume e, quando levantar fervura, introduza as beldroegas lavadas e arranjadas, o que se faz, destacando as folhas carnudas dos talos vermelhos mais grossos e usando as pontas assim mesmo, com o talo.
Mexa, deixe levantar apenas fervura de novo, apague o lume e espere 5 minutos com a panela tapada.
Sirva de modo a que cada prato tenha uma rodela de linguiça e tenha pão alentejano disponível para quem quiser ensopar bocadinhos.

sábado, agosto 16, 2008

SL Benfica - Inter de Milão

Data: 15 Agosto de 2008
Local: Estádio da luz

54.000 adeptos, mais coisa menos coisa.
Nesta primeira edição da Eusébio Cup, foi um desfilar de eventos: desde um pedido de casamento de um sócio - com cerca de 54.000 testemunhas (sempre queria ver como era , se a menina lhe tem dito que não queria casar!! :D ), o voo da àguia Vitória, a dança das meninas Axe Dancers, etc, etc....

O jogo saldou-se num 0-0 no final do tempo, o que obrigou a um recurso a grandes penalidades. O jogo em si, deu-nos bastante ânimo em relação ao futuro dado que aparentemente, o SLB está revigorado, tendo proporcionado um grande espectáculo de futebol.

Quanto às penalidades, de facto é pena que não tenham corrido melhor, mas como até era um jogo a feijões, paciência - até os grandes jogadores falham (Ibrahimovic tb falhou!!), portanto... fica para a próxima.

Resultado final: 5-4, vitória do Inter de Milão.

domingo, agosto 10, 2008

SL Benfica - Feyenoord

Data: 09 Agosto de 2008
Local: Estádio da Luz

Já há uns tempitos que não escrevia aqui acerca do glorioso. Se bem que tenho à mesma ido ver alguns jogos. Ehehe. E deste vale a pena escrever.

Em resumo: cerca de 43,000 adeptos, apresentação da equipa, àguia Vitória a ser lançada já com as equipas em campo, pontapé de saída dado pelo sócio Nº 15 (deve ter já uns 500 anos), um bom espectáculo de futebol, actuação das Axe Girls - são mesmo.. mmm.. giras ;)

Ah, e o resultado: 1-0!!
Soube até a pouco, dadas as oportunidades de golo do benfica - 4 logo aos 10min.
A ver se continuam no bom caminho. Será? :D

sábado, agosto 09, 2008

Minho, distrito de Viana do Castelo

Paisagens fantásticas, comida genialmente servida e confeccionada, boas gentes... enfim... uma zona que vale bem a pena visitar, especialmente para quem vive um cadito mais abaixo ;)

Em bastantes das estradas que percorremos, basta parar na estrada para admirar a paisagem fenomenal. Em muitos dos sítios há também miradouros e parques de merendas precisamente para o turista (eu incluído) poder admirar a região.

Eis algumas paisagens da serra:



Como estava sem pressas, consegui até visitar alguns dos concelhos ali mais nas redondezas (se bem que precisaria de bem mais tempo):

Dado que me encontrava no festival Paredes de Coura, foi por aqui que comecei.
Abaixo eis uma image do parque de campismo do festival, situado nas margens da praia fluvial do Tabuão - não coloco mais imagens da vila, porque não vou querer repetir as mesmas imagens ano após ano :P


Vista do rio, do cimo do Castelo - ao fundo, a ponte que dá acesso à outra margem: La Espagnia...zita. :)

Vista geral do centro de Vila Nova de Cerveira:

Ao fundo, mesmo no cimo da serra uma homenagem ao animal que dá nome à vila: um Cervo (neste caso gigante, pois vê-se bem ao longe :D ).


Devido a motivos, não me foi possivel obter fotos mais giras desta localidade. De qualuer forma, há a salientar que nesta localidade existe uma praia fluvial fantástica, com àgua quentinha, areia da praia para a malta espetar os chapéus e montes de sombra, para descansar.

A ponte, essa, é algo semelhante à de Arcos de Valdevez... bastante gira, também. A foto abaixo representa uma vista da referida praia fluvial - foto tirada em movimento, já à saída da localidade (pois é.. não me lembrei de levar a máquina na altura certa.).


Os arcos estão sobre o rio Vez - talvez daí o nome da localidade. :)

Adorei esta zona, onde por acaso, até almocei (comi um caldinho verde que.. só mesmo estando lá para provar!! :D). Tem uma zona de praia fluvial fantástica, com uma jardim enorme, umas ilhotas para se descansar, fazer piqueniques, etc...

Podemos também aqui alugar umas canoas para dar umas voltas, andar de bicicleta ao longo do rio, etc, etc... De todas as zonas fluviais que visitei, esta, devo dizer, acho que foi das melhores. Muito bom.

Quanto à parte histórica, tb há muito para ver.. é só ter vontade de caminhar um pouco pela vila que facilmente se encontram monumentos que vale a pena visitar - as igrejas, por exemplo.


Antes de mais, devo dizer que sou um cadito ignorante. Julgava que Monção tinha uma muito mais património histórico. Mas na minha breve passagem por lá, apenas vi.. o Castelo e o centro, com os seus edifícios típicos.

A praia fluvial, é muito boa também, mas apenas para uns piqueniques e uns passeios à sombra.. a corrente do rio pareceu-me um pouco forte - também não se avista ninguém por lá a tomar banho.. será medo da força da corrente? Ou apenas precaução?

Vista geral do rio, do cimo das muralhas do Castelo de Monção:

Centro de Monção - Praça da República:


Como os dias são quentes, lógico que procurei praias fluviais nas redondezas.. e até há bastantes, e com excelentes condições, quer de acesso, quer de equipamentos - desde o barzito à prancha para se mandar unas mergulhos :P


A rodear a zona fluvial, claro está, a típica paisagem de milho e/ou videiras. Aqui retratei apenas a do milho, pois podemos também ver os muros de granito muito comuns por cá:


Mais um rio e mais uma ponte :)
Esta ficou para o fim, mas é das mais bonitas. Abaixo ficam imagens do centro da vila.

Desde a exposição internacional de jardins (patente no mês de Agosto), centro histórico, ponte medieval, ponte romana e ainda a praia fluvial (para dar uns mergulhos, andar de canoa ou gaivota,...) - assim como as margens do rio - muitas são as razões para se perder pelo menos um dia caminhando aqui nesta vila.

E depois há ainda a parte gastronómica, com os famosos rojões ou serrabulho - ai, que comi tanto... ehehe.
Resumindo: se não visitaram, visitem que vale bem a pena.


E pronto, foi isto parte das minhas férias. Para o ano pode ser que tenha mais tempo para ver coisas que me tenham escapado ;)

terça-feira, agosto 05, 2008

Festival Paredes de Coura' 2008

Data: 31 de Julho; 01,02 e 03 de Agosto
Local: Praia fluvial do Tabuão, Paredes de Coura

Este ano um pouco mais cedo, sem chuva e com muito calor.
Também com mais gente, pelo que me apercebi (à volta de 25.000 pessoas por dia, acho... - mas são contas assim de cabeça.. :D )

Dia 31, Quinta-feira

Num dia em que os reis da noite foram os Sex Pistols, está visto que a droga e àlcool até fazem bem à voz :)
Os Sex Pistols, já sem a energia de outrora, com o Sr. Rotten a apelar á calma do publico,
coisa nunca vista num concerto Punk, dominaram a noite, com os seus mais que conhecidos "Best Of". As restantes bandas, apesar de não serem tão apelativas, encheram bem o cartaz, com um som bastante bom (ok, não sou fã deles, o que fazer?).

Cartaz do dia:
SEX PISTOLS
MANDO DIAO
THE BELLRAYS
X-WIFE
BUNNYRANCH

Dia 01, Sexta-feira

Os Editors, excelentes como sempre. ah, e The sounds.. opa, que pernas tão grandes que a vocalista tem!! Bolas... :D

Cartaz do dia:
PRIMAL SCREAM
EDITORS
THE SOUNDS
THE RAKES
TWO GALLANTS

Dia 02, Sábado

The Mars Volta e dEUS no mesmo dia. Dois concertos fabulosos. A repetir num concerto em nome próprio, se possivel.
The Mars Volta, em especial, arrasaram por completo.
Quem adivinhava a debandada após o concerto de dEUS não devia jogar no Euromilhões :D
Com os portugueses Wraygunn a cabeças de cartaz, fruto da mudança de horários, estiveram à altura da responsabilidade, com um excelente concerto.

Cartaz do dia:
WRAYGUNN
dEUS
THE MARS VOLTA
THE TEENAGERS
SPIRITUAL FRONT

Dia 03, Domingo

Na minha opinião, deste dia apenas se salvaram Thievery Corporation e Biffy Clyro, com estes últimos a surpreender... muito bons, mesmo!!
Como é hábito todos os anos, sempre apareceu a banda-mesmo-muito-má-que-não-devia-ter-vindo: Tributo a Joy Division.
Se os Teenagers tinham sido maus.. estes aqui foram péssimos!!
Nunca tinha assistido a uma tão má dicção de Inglês.
Com os vocalistas a puxar das cábulas com as letras, e com uma tão pobre pronúncia de Inglês..
pode-se dizer que assistimos à segunda morte do pobre Ian Curtis :)

Cartaz do dia:
THIEVERY CORPORATION
THE LEMONHEADS
BIFFY CLYRO
TRIBUTO A JOY DIVISION
AU REVOIR SIMONE
RA RA RIOT