sábado, agosto 09, 2008

Minho, distrito de Viana do Castelo

Paisagens fantásticas, comida genialmente servida e confeccionada, boas gentes... enfim... uma zona que vale bem a pena visitar, especialmente para quem vive um cadito mais abaixo ;)

Em bastantes das estradas que percorremos, basta parar na estrada para admirar a paisagem fenomenal. Em muitos dos sítios há também miradouros e parques de merendas precisamente para o turista (eu incluído) poder admirar a região.

Eis algumas paisagens da serra:



Como estava sem pressas, consegui até visitar alguns dos concelhos ali mais nas redondezas (se bem que precisaria de bem mais tempo):

Dado que me encontrava no festival Paredes de Coura, foi por aqui que comecei.
Abaixo eis uma image do parque de campismo do festival, situado nas margens da praia fluvial do Tabuão - não coloco mais imagens da vila, porque não vou querer repetir as mesmas imagens ano após ano :P


Vista do rio, do cimo do Castelo - ao fundo, a ponte que dá acesso à outra margem: La Espagnia...zita. :)

Vista geral do centro de Vila Nova de Cerveira:

Ao fundo, mesmo no cimo da serra uma homenagem ao animal que dá nome à vila: um Cervo (neste caso gigante, pois vê-se bem ao longe :D ).


Devido a motivos, não me foi possivel obter fotos mais giras desta localidade. De qualuer forma, há a salientar que nesta localidade existe uma praia fluvial fantástica, com àgua quentinha, areia da praia para a malta espetar os chapéus e montes de sombra, para descansar.

A ponte, essa, é algo semelhante à de Arcos de Valdevez... bastante gira, também. A foto abaixo representa uma vista da referida praia fluvial - foto tirada em movimento, já à saída da localidade (pois é.. não me lembrei de levar a máquina na altura certa.).


Os arcos estão sobre o rio Vez - talvez daí o nome da localidade. :)

Adorei esta zona, onde por acaso, até almocei (comi um caldinho verde que.. só mesmo estando lá para provar!! :D). Tem uma zona de praia fluvial fantástica, com uma jardim enorme, umas ilhotas para se descansar, fazer piqueniques, etc...

Podemos também aqui alugar umas canoas para dar umas voltas, andar de bicicleta ao longo do rio, etc, etc... De todas as zonas fluviais que visitei, esta, devo dizer, acho que foi das melhores. Muito bom.

Quanto à parte histórica, tb há muito para ver.. é só ter vontade de caminhar um pouco pela vila que facilmente se encontram monumentos que vale a pena visitar - as igrejas, por exemplo.


Antes de mais, devo dizer que sou um cadito ignorante. Julgava que Monção tinha uma muito mais património histórico. Mas na minha breve passagem por lá, apenas vi.. o Castelo e o centro, com os seus edifícios típicos.

A praia fluvial, é muito boa também, mas apenas para uns piqueniques e uns passeios à sombra.. a corrente do rio pareceu-me um pouco forte - também não se avista ninguém por lá a tomar banho.. será medo da força da corrente? Ou apenas precaução?

Vista geral do rio, do cimo das muralhas do Castelo de Monção:

Centro de Monção - Praça da República:


Como os dias são quentes, lógico que procurei praias fluviais nas redondezas.. e até há bastantes, e com excelentes condições, quer de acesso, quer de equipamentos - desde o barzito à prancha para se mandar unas mergulhos :P


A rodear a zona fluvial, claro está, a típica paisagem de milho e/ou videiras. Aqui retratei apenas a do milho, pois podemos também ver os muros de granito muito comuns por cá:


Mais um rio e mais uma ponte :)
Esta ficou para o fim, mas é das mais bonitas. Abaixo ficam imagens do centro da vila.

Desde a exposição internacional de jardins (patente no mês de Agosto), centro histórico, ponte medieval, ponte romana e ainda a praia fluvial (para dar uns mergulhos, andar de canoa ou gaivota,...) - assim como as margens do rio - muitas são as razões para se perder pelo menos um dia caminhando aqui nesta vila.

E depois há ainda a parte gastronómica, com os famosos rojões ou serrabulho - ai, que comi tanto... ehehe.
Resumindo: se não visitaram, visitem que vale bem a pena.


E pronto, foi isto parte das minhas férias. Para o ano pode ser que tenha mais tempo para ver coisas que me tenham escapado ;)

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui estão lindos passeios para ver belas paisagens e romarias e no caminho ouvir...foguetes a dar pums!!!

_Sweetinha_ disse...

OLa Luis... Devo dizer-te que tiveste umas bonitas ferias, pelo menos eu conheço onde andaste por la ja passei em tempo uma parte das ferias e adorava... Beijinhos