Além do uso alimentar (as folhas são cozidas e consumidas como legumes) também se conhecem aplicações medicinais já há muitos séculos (os talos e as folhas machucados, aplicados sobre queimaduras e picadas de insectos, aliviam a dor e/ou o prurido e facilitam a cicatrização).
Desconhecia tudo isto, apesar de ter centenas de beldroegas no quintal. Para mim eram apenas mais umas ervas daninhas a eliminar do quintal. Após ter experimentado comer uma simples sopa, mudei de opinião - fica qualquer coisa do género da sopa de espinafres. Aqui fica uma receita simples, para experimentarem:
Sopa de Feijão Catarino com Beldroegas
Material para trabalhar:
- 500g de Feijão Catarino seco ou de debulhar.
- 1 troço de Linguiça gorda alentejana.
- Azeite
- Sal
- 1 molho de Beldroegas
Coza o feijão em água com o pedaço de linguíça, em panela normal, depois de convenientemente demolhado em água fria durante pelo menos 12 horas (se usou feijão de debulhar, claro que esta operação não é necessária).
Quando bem cozido, passe-o em passe-vite. Se não tem passe-vite e tiver de usar varinha, terá de passar o caldo com o puré por um passador de rede para retirar os restos das películas.
Tempere com sal, passe um fio de azeite virgem, parta a linguiça em rodelas, leve ao lume e, quando levantar fervura, introduza as beldroegas lavadas e arranjadas, o que se faz, destacando as folhas carnudas dos talos vermelhos mais grossos e usando as pontas assim mesmo, com o talo.
Mexa, deixe levantar apenas fervura de novo, apague o lume e espere 5 minutos com a panela tapada.
Sirva de modo a que cada prato tenha uma rodela de linguiça e tenha pão alentejano disponível para quem quiser ensopar bocadinhos.
2 comentários:
Olá, mas isso come-se?? É bom ou é para enganar...
Beijos
Claro que se come, né.. não vos estava aqui a enganar. Para a semana coloco também uma receita de salada de urtigas.. :D
Just kidding ;)
Para quem gosta de espinafres é bom.
Enviar um comentário